quarta-feira, 23 de maio de 2012

Informações sobre o curso


UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS)
CURSO DE EXTENSÃO: EDUCAÇÃO, CULTURA E ACESSIBILIDADE

Professores coordenadores:
Felipe Leão Mianes – historiador, mestre em Educação e doutorando em Educação pela UFRGS
Email: f.mianes@terra.com
Blog: arteficienciavisual.blogspot.com.br

 Mariana Baierle Soares – jornalista e mestre em Letras pela UFRGS
Email: mariana.baierle@uol.com.br
Blog: www.tresgotinhas.com.br
 
Ambos com baixa visão, desenvolvem pesquisas sobre produção cultural e acessibilidade. Trabalham com consultoria em acessibilidade e em audiodescrição.

Informações e contato sobre o curso: 
cursoeducabilidade@gmail.com

Carga Horária: 48horas/ aula
Periodicidade: Terças-feiras (11/09/2012 a 27/11/2012)
Horário: das 18h45min às 22h30min
Valor total do curso: R$ 160,00 por aluno
Público alvo: alunos da UFRGS, professores, produtores culturais, profissionais que atuam com acessibilidade e comunidade em geral
Local: Campus Central da UFRGS – Centro – Porto Alegre
Vagas limitadas

Ementa
Examinar diferentes possibilidades de acessibilidade nos ambientes escolares e culturais. Analisar a gestão de materiais e recursos acessíveis, as possibilidades de inserção artística e educacional dos produtos culturais às pessoas com deficiência. Propor novos modos de inclusão educacional, social e cultural aos sujeitos com deficiência.

Justificativa
            Diante dos atuais processos de inclusão escolar e social, nos quais os sujeitos com deficiência estão cada vez mais inseridos, emergem uma série de recursos de acessibilidade que permitem a execução desses processos de inclusão. Porém, muitos destes recursos ainda são desconhecido pela maioria das pessoas, assim como o gerenciamento e a aplicação dos mesmos.
            Além disso, fica evidente a necessidade da inserção cultural e artística das pessoas com deficiência através da acessibilidade, que se ainda não é a ideal, caminha a passos contínuos. Contudo, ainda é preciso problematizar as formas de sistematizar e promover a inclusão por meio dos produtos culturais acessíveis, seja no ambiente escolar, ou demais ambientes culturais.
            Sendo assim, este projeto tem como justificativa a apresentação, analise e aplicação dos recursos de acessibilidade e dos produtos culturais acessíveis, fundamentalmente nas áreas das artes e da educação. Então, além da inclusão entendida meramente como divisão de um mesmo espaço, objetivamos que seja pensada também do ponto de vista cultural e artístico, o que proporcionará outras potencialidades aos sujeitos com deficiência.

Objetivos
Apresentar algumas formas de acessibilidade a ambientes e produtos culturais, intersecccionados às suas possibilidades de utilização na educação.
Demonstrar as potencialidades da arte e das produções culturais para os processos educacionais dos sujeitos com deficiência.
Problematizar as dificuldades e os aspectos positivos promovidos pelos processos de inclusão – escolar ou não – das pessoas com deficiência à arte e aos diversos produtos culturais. Analisando as implicações que tais acessos podem lhes proporcionar.

Programa/Conteúdo
1 - Gestão de recursos e materiais acessíveis em Educação: Procedimentos de gerenciamento e capacitação de pessoal e execução de estratégias de implementação dos recursos acessíveis.
2 - Educação, cultura e acessibilidade: apresentar e inter-relacionar as possibilidades entre educação, cultura e acessibilidade para proporcionar aos sujeitos com deficiência também sua inclusão cultural desde o período escolar.
3 – Arte, Acessibilidade e Educação: Apresentar possibilidades de inserção e produção artística de pessoas com deficiência.  
4 – Produtos culturais acessíveis: Analisar alguns produtos culturais acessíveis como exemplos de suas potencialidades no processo educacional e de inclusão cultural dos sujeitos com deficiência. Demonstrar como podem ser realizadas atividades sobre a temática, além do modo como as mídias podem auxiliar nos processos de acessibilidade cultural.

Metodologia de Trabalho
            Aulas expositivas e dialogadas; leitura prévia de textos para debates em formato de seminário, além da apresentação de outros materiais como: livros, entrevistas, filmes e outros. Apresentações orais e escritas ao final do curso.

Processos de avaliação.
Os alunos serão avaliados pela sua participação e engajamento na proposta do curso, utilizando-se como instrumento principal a produção de um artigo sobre algum dos temas focalizados nas aulas, e sua apresentação oral para os demais colegas em data a ser conferida no cronograma. A presença e a assiduidade são obrigatórias nos termos regimentais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário