quarta-feira, 23 de maio de 2012

Pelos mares da inclusão cultural


           A partir desse momento convidamos a todos os leitores a embarcarem conosco nessa agradável viagem rumo a novos desafios, nunca d’antes desbravados. Como intrépidos navegantes que somos pelos mares da inclusão e da cultura, sabemos apenas que temos muito a conquistar e um oceano de dificuldades a vencer. Isso não nos enfraquece, ao contrário, nos motiva a prosseguir. Queremos te convidar a vir conosco para esse admirável mundo novo da acessibilidade e da inclusão cultural.
O curso de extensão: Educação, Cultura e Acessibilidade, que ocorre na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, coordenado por Felipe Mianes e Mariana Baierle, tem como objetivo navegar por esses mares bravios e venturosos. Isso porque estudaremos três assuntos fundamentais para o desenvolvimento de nossa sociedade.
A educação desde a muito já não se faz apenas ensimesmada nos muros escolares, ela está por ai e em todos os lugares que possamos ou não imaginar. Portanto, quando falamos de educação nos referimos a uma complexidade muito maior do que aquela que vivenciamos nas instituições de ensino.
Muitas vezes a educação se confunde com a cultura, seus produtos e processos. Entendemos cultura como diferentes modos de ser e estar no mundo, de acordo com as características de cada sociedade ou grupo social. Uma cultura não pode dispensar as diferentes percepções dos indivíduos, seja pelo inalienável direito de todos a partilhar dos processos culturais, seja para seu próprio enriquecimento.
Mesmo assim, durante séculos, as pessoas com deficiência viram-se solapadas em seus direitos de partilhar da cultura e de seus produtos a serem consumidos. A acessibilidade tem sido fundamental nesse processo de inclusão cultural e educacional das pessoas com deficiência. Pois permite que esses sujeitos possam usufruir as mais diferentes sensações e conhecimentos.
Eis a imensa rede que nos entrelaça, mas que não nos impede de ir em frente e conquistar esse Novo Mundo. Educação, cultura e acessibilidade fazem parte de nossas vidas queiramos ou não, e por isso mesmo, é preciso surfar na crista dessa onda. Para isso é que lhe convidamos a embarcar conosco nesse curso, no curso do rio que serpenteia pelos mais vindouros caminhos.
Tudo isso não é um canto das sereias, nem mesmo a Atlântida que se encontra no fundo do mar. Essas novas possibilidades que nos tomam são o sol que se põe no mar, num horizonte que parece tão belo quanto inalcançável. Sim, é belíssimo! Mas se cada um de nós avançar um pouco ele também se tornará bem ao alcance de nossas mãos.

2 comentários: